sábado, 6 de setembro de 2014

TEST AUTOMATION (Human) PATTERNS

 
Aproveitando o diagrama TEST AUTOMATION PATTERNS de Dorothy Graham, consultadora britância em testes de software, podemos ver alguns fatores humanos entre os muitos fatores técnicos citados:
  • Pode parecer banal mas é importante para a motivação da equipe, 'CELEBRATE SUCCESS', celebrar o sucesso não somente com um obrigado mas em alguns casos de maior importância pode ser comemorado com um evento mais elaborado, premiação ou homenagem.

  • Outro fator como 'ASK FOR HELP' evidencia que falta de comunicação, timidez ou egos inflados podem ser bloqueantes para o sucesso do projeto, causadores de perda de tempo (dinheiro) e retrabalho. Comunicar-se de forma fluente entre a equipe, praticar o 'WHOLE TEAM APPROACH' e eliminar os ruídos são essenciais para manter o ambiente ágil e alinhar pensamentos, expectativas e egos.

  • 'LEARN FROM MISTAKES' para aprender com os erros primeiro é necessário assumir o erro e estar pronto (open-minded) para receber feedback. A Retrospectiva (prática ágil) é uma ferramenta.

  •    'PAIR UP'; trabalhar em pares, saber ouvir e interromper quando necessário, dar idéias e entrar em discussões construtivas.

  • 'LAZY AUTOMATOR' é um fator curioso pois a pessoa que é 'preguiçosa' irá pedir ajuda, não irá reinvertar a roda e usará o que já estiver pronto em termos de código, frameworks, bibliotecas e outra ferramentas. Acaba sendo produtiva essa atitude de preguiça sadia.

Os demais fatores podem ser vistos como técnicos mas também requerem atitude, coragem, disciplina, motivação e outros fatores humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário